Se energize

Se energize
Cultive esse hábito

O Papel da Alimentação

Fonte: O livro da Medicina Tibetana, Ralph Quinlan Forde

Este tópico é muito importante para a nossa saúde e neste livro achei uma citação muito boa e simples.

Em toda a Ásia existe a convicção de que o melhor médico é aquele que cura usando apenas o alimento. a alimentação  bem balanceada garante uma boa saúde, acreditando que ela é uma das 4 causas da doença e, portanto, indispensável para sua prevenção e um tratamento poderoso.
Além disso, a boa qualidade do alimento reflete o estado do ambiente: os dois são mais favoráveis à saúde quando são puros e orgânicos.

A medicina tibetana ensina que, enquanto os alimentos em geral levam um total de 6 dias para se transformar em fluido vital, os afrodisíacos (ervas e alimentos como mel, manteiga, canela e alcaçuz) levam apenas uma hora, sendo por isso altamente valorizados no Tibete.

Uma evacuação diária é considerada vital para o processo digestivo. Se sofre de constipação, talvez seja necessário de psyllium em pó (Metamulcil) com água todos os dias ou considerar uma irrigação do cólon.

As desvantagens de fazer regime

Especialmente os jejuns, não é prática da medicina tibetana. Isso provoca um aumento da energia lung no corpo, levando a perturbações físicas e mentais. a melhor maneira de perder peso permanentemente é adotar uma alimentação balanceada que inclua muitas hortaliças e frutas frescas.
Tradicionalmente os médicos tibetanos aconselham o consumo de mel todas as manhãs, dissolvido em água morna, para quem quer perder peso, e no leite para quem quer ganhar peso.
O Jejum deve ser evitado também porque o alimento tem propriedades medicinais.

O Psyllium é uma fibra com efeito laxante que absorve a água aumentando o volume e a umidade das fezes, estimulando assim os movimentos intestinais.

Efeitos colaterais
Modo de uso

  •  Adultos: Tomar 6 g (1 pacote) 3 vezes ao dia - 2 horas após o café da manhã, almoço e jantar.
  • Crianças: uma vez por dia antes de deitar.
Contra-indicações
Cólica abdominal; diarréia; falta de apetite; náusea; obstrução intestinal;  vômito.
Apendicite; dor abdominal; dificuldade para enolir; fecaloma; náusea; obstrução intestinal; sangramento retal não diagnosticado; ulceração intestinal; vômito.
Irrigação do Colon ou Intestinos - é a remoção dos alimentos acumulados, que podem se combinar de maneira a prender o intestino e causar doenças. Ver limpeza da Vesícula Biliar neste blog na pagina de tratamentos.


Nenhum comentário:

Vida e Saúde

Vida e Saúde
Atendimento On Line