Se energize

Se energize
Cultive esse hábito

Constelação Empresarial ou Organizacional

Muita gente sabe que Constelação Sistêmica Familiar é uma técnica bastante usada no Brasil no meio jurídico, sobretudo em varas de família, nas mediações para partilha de bens e de guarda de filhos. Mas, o que poucos conhecem são as diversas aplicações dessa prática no ambiente corporativo, sejam empresas familiares ou não.

A metodologia conhecida como Constelação Organizacional é uma excelente ferramenta para a resolução de conflitos e a tomada de decisões estratégicas, ao complementar as técnicas de gestão já utilizadas no ambiente empresarial.
Confira a seguir, algumas situações em que a Constelação Organizacional pode, e deve, ser aplicada!
Estudo e/ou lançamento de um produto ou uma marca – muitas vezes, mesmo após a realização de pesquisas e estudos, alguns gestores ainda se sentem inseguros antes de lançar um produto ou uma marca no mercado. É difícil saber se o momento é adequado, se o produto está realmente finalizado, se o nome será bem aceito, se o preço e o posicionamento adotados estão corretos, entre muitas outras questões. Dentro desse contexto, a Constelação Organizacional pode simular uma série de cenários, nos quais o cliente tem a oportunidade de vivenciar o produto lançado e, assim, encontrar as respostas que tanto procura.
Confira a seguir, algumas situações em que a Constelação Organizacional pode, e deve, ser aplicada!
Estudo e/ou lançamento de um produto ou uma marca – muitas vezes, mesmo após a realização de pesquisas e estudos, alguns gestores ainda se sentem inseguros antes de lançar um produto ou uma marca no mercado. É difícil saber se o momento é adequado, se o produto está realmente finalizado, se o nome será bem aceito, se o preço e o posicionamento adotados estão corretos, entre muitas outras questões. Dentro desse contexto, a Constelação Organizacional pode simular uma série de cenários, nos quais o cliente tem a oportunidade de vivenciar o produto lançado e, assim, encontrar as respostas que tanto procura. 
Um estudo realizado pelo holandês Wim Jurg tratou pela primeira vez, de forma acadêmica, do uso de Constelações para marcas, o que chamou de Branding Constellation. Segundo a pesquisa, ao realizar a constelação o gestor tem acesso a uma visão que vai além da que o mercado já está acostumado a pensar em termos de relacionamento das marcas com as pessoas, podendo assim ter mais insights para resolver problemas relacionados à identidade da marca ou do produto.
Conflitos entre executivos ou seus times – no ambiente corporativo é comum acontecerem problemas de relacionamento e conflitos entre os membros da equipe. Contudo, uma das modalidades das Constelações Organizacionais, a chamada Constelação de Equipe Interna, pode contribuir diretamente para a melhoria dessa situação. A prática permite que cada indivíduo consiga perceber os diferentes pontos de vista que existem sobre o mesmo tema ao se colocar no lugar do outro, harmonizando drasticamente conflitos oriundos de diversas naturezas.
Simulação de cenários futuros – essa é outra necessidade recorrente no dia a dia de qualquer organização, principalmente, para simular cenários e entender como sua empresa, seus produtos, seus clientes e seus concorrentes irão se comportar no futuro, já que, por mais que se estudem as consequências de uma ação ou de uma hipótese, muitas vezes, a realidade surpreende, em geral, negativamente, com pontos que foram esquecidos na análise. Com a Constelação, os envolvidos podem enxergar possíveis cenários por diferentes ângulos e pontos de vista. Conseguem até mesmo ter a visão de elementos de fora da empresa, com clientes, concorrentes e fornecedores. E, além das questões próprias de marcas e produtos, também é possível visualizar cenários políticos e econômicos, a entrada de um novo player no mercado, a compra de uma outra empresa, a divisão de uma empresa em duas, a criação de uma filial, o fechamento de uma unidade de negócios, uma demissão em massa, entre muitas outras possibilidades. Trata-se de uma alternativa muito rica e que traz bastante segurança às tomadas de decisão.
Pesquisa de Mercado - pesquisas em geral são caras, demoradas e nem sempre muito assertivas, sobretudo se abordarem um tema mais complexo. Por isso, na Europa já se tornou uma prática trocar os processos de pesquisa de mercado pelas Constelações Organizacionais. Isso porque o resultado é mais rápido, mais barato e mais assertivo.
Comunicação – assim como os conflitos, a comunicação ineficiente está presente na maioria das organizações. Os motivos variam e essa falha pode estar relacionada a diversos fatores, desde a linguagem propriamente dita até questões emocionais, preconceito, rusgas ou mesmo problemas de relacionamento não resolvido. Com a Constelação é possível identificar os verdadeiros originadores dessa má comunicação. E, quando as partes olham para essas fontes do problema e acolhem a questão, na maioria das vezes, o problema se dissipa.
Alma do Negócio – Constelação Organizacional – JustTV
Entrevista com M. Jane Peterson (Human Systems Institute Inc., utiliza esta ferramenta nos EUA desde 1978 na empresa - https://www.youtube.com/watch?v=uhyymKElpt4
Constelação Familiar e Lei Alienação Parental
As leis das ordens de Bert Helinger - https://www.youtube.com/watch?v=sur1qkMlBsA


Constelações no Judiciário
O pioneiro em usar esta ferramenta no poder judiciário é o Dr. Sami Storch, juiz de direito na Bahia. Começou a olhar, observar os processos de forma diferente, vendo as ordens sistêmicas.

Foi impressionante após o uso desta ferramenta os concílios de alguns processos.
Como juiz ele via como os processos são longos, acumula-se processos, e as vezes algo inconsciente não deixa o processo ser resolvido. Muitas vezes com valores baixos e se recusam, protelando o conflito.

Através do conhecimento das leis de ordem, é possível através da representação dos seus sentimentos, pessoas comuns, que não tem conhecimento nenhum sobre o processo, estabelecer harmonização dos envolvidos de uma forma totalmente inovadora.

Já se percebeu claramente que as constelações estão sendo a solução.

Mesmo que o juiz dê a sentença muitas vezes não se cumpre a sentença. Precisa um novo processo para cumprimento. Não resolve.

Em casos de família principalmente para os filhos, pode agravar o problema. Na prática existem mágoas e frustrações onde os filhos sofrem com as brigas dos pais. Mesmo que não seja demonstrado, os filhos percebem. Os filhos sentem na alma o sofrimento dos pais.

Como se iniciou esta dinâmica?

Storch iniciou quando escreveu um projeto por escrito de uma palestra vivencial. Atuava na vara de família da comarca de Castro Alves. O tema era ‘Separação de casais, os filhos e os vínculos que nunca se desfaz’.

Recebeu todo apoio da presidência do tribunal. Hoje com a crise no judicial se abre espaço para as inovações. Está aceitando e precisando das inovações. A conciliação vem de um entendimento mútuo. Testemunhas para depor contra um dos envolvidos gera muita raiva, dor e sofrimento para os filhos.

A ideia foi fazer um evento coletivo de palestra vivencial, assim foi feito. As primeiras 5 palestras, eram convidadas pessoas, onde os casos eram de separações, pensão alimentícia, inventários.

As pessoas a princípio esperavam que o juiz fosse dar a sentença em favor delas. Aí ele explicava que era uma sessão de não julgamento. Estavam lá para ter uma visão mais abrangente do problema. Uma visão sistêmica da situação. Explicava as situações que poderia gerar estes tipos de conflitos. Separações, divórcio mal resolvido, morte em gerações anteriores pode fazer com que aja excluído, uma doença grave ou um divórcio ou noivado que foi desfeito, alguém abandonado, alguém que foi explorado. Na Bahia tem um histórico com uma grande população que foi escrava. Muitas vezes a pessoa nem imagina o que poderia ter acontecido com seus ancestrais. Um aborto. As pessoas tratam como se fosse tão banal hoje em dia. Para quem trabalha com Constelação sabe o grau da importância em incluir uma criança que foi abortada, excluída e suas consequências numa família, numa empresa. O grau de sofrimento que isto causa.

Assista o vídeo com a explicação na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ffnfpJrkdGc&t=92s

Reportagem completa Fantástico Constelação Familiar no Judiciário
O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promoverá na próxima quinta-feira (12) o workshop Inovações na Justiça: o Direito Sistêmico como Meio de Solução Pacífica de Conflitos. O evento reunirá magistrados, membros do Ministério Público, procuradores, defensores públicos, advogados, estudantes e público geral para debater métodos alternativos para a solução de conflitos que utilizam as diretrizes das constelações familiares.

“A constelação familiar vem sendo aplicada em várias vertentes e em vários segmentos da sociedade, nas empresas públicas e privadas e áreas administrativas. No âmbito da Justiça, pode-se analisar a problemática relacionada ao sistema familiar das partes envolvidas em litígios processuais. Assim, com o estudo das leis sistêmicas, o operador do direito pode obter um olhar mais amplo, que vai além do que aparece nos autos dos processos judiciais”, explica Aline Mendes Mota, assessora na vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e uma das coordenadoras científicas do workshop.

Outros vídeos

Conflitos na prosperidade e bloqueios familiares que impedem, como a constelação pode ajudar

Nenhum comentário:

Vida e Saúde

Vida e Saúde
Atendimento On Line