Se energize

Se energize
Cultive esse hábito

Meditação - Hoje mesmo!

A meditação existe a milhares de anos. Há milhares de técnicas para se meditar, aqui vou passar uma que aprendi que é a mais simples para você iniciar hoje mesmo sua meditação.
Com este material você inicia seu programa de treinamento corretamente e deve praticar por 21 dias para criar este novo e surpreendente hábito!
O que sempre digo é que meditando você se aproxima de Deus. Dá muita paz de espírito.
Apesar disso a meditação não tem nenhum caráter religioso. Qualquer um pode meditar.
A cada meditação será diferente. Não importa o seu tempo. São experiências diferentes, vivências. Muitas vezes únicas. Personalizada. Somente você estará experimentando estas sensações.
A meditação é um veículo, uma ferramenta que te permite de uma forma consciente você se conectar com seu Ser, com seu próprio corpo humano, com seu metabolismo, com sua consciência, com sua alma, com seu amor.
Meditar para quê?
Para estar consciente o tempo todo, quando anda, quando come, quando conversa, quando observa, quando quer perceber o mundo e ficar na vibração positiva. Assim será mais saudável. Também para saber, ter consciência do que quer ser, o bem ou o mal? Tendo consciência poderá escolher o lado. Para ser carinhoso(a), para entender a gratidão e o amor incondicional. Amar primeiro você. Se você se ama poderá dar amor ao outro, se não, o que vai dar o outro?
Assim vai entender o que é a paz e o amor. É muito simples, só precisa praticar. Terá a sua própria percepção, sua consciência.
Você pode ter pedras ao seu redor, tudo que estiver por perto é energizado durante sua meditação. Seu quarto, seu escritório, etc.
Sempre ter o mesmo tapete de tecido algodão o mais natural e confortável possível, nada de sintéticos. Tudo na meditação deve ter uma ordem e respeito.
Usar a mesma roupa e que seja confortável. Se puder tenha uma túnica de algodão com capuz para diminuir a claridade e manter a energia.

Material para meditação
Roupa confortável
1 contador de pedras ou sementes com pelo menos 20 unidades – chamado de Japamala.
1 tapete de algodão
1 túnica com capuz (opcional)
1 alarme com música suave

A preparação para a meditação é detalhista e deve ser seguida exatamente como a descrição abaixo para se obter os melhores resultados.
Se quiser imprima ou faça um resumo para seguir, como se fosse uma receita que irá usar por 21 dias. Após alguns dias você vai aprimorar este resumo e adaptar para sua meditação diária.

Controle da respiração
É o primeiro pilar da meditação profunda.
É preciso treino, muito treino, para começar a respirar adequadamente nos ciclos de inalação e expiração. Deve ter disciplina e paciência.
O ciclo deve ter um ritmo, podemos começar com um ciclo simples: inala com 3 segundos, expira com 7 (ciclo 3/7). A contagem é mental. É só contar. Para expirar melhor fazer um certo ruído suave para sentir que está expirando.
Depois de treinar uns 10 dias você vai possuir experiência para aumentar ou diminuir os ciclos. Exemplo:
Para cima – inalar com 4 segundo e expirar com 8 segundos. Inalar com 10 e expirar com 20 segundos.
Para baixo – inalar com 2 e expirar com 5 segundos. Inalar com 1 e expirar com 3 segundos. Daí se faz o coração parar por alguns segundos. Baixa todo o metabolismo. Aqueles que treinam apneia. Grandes meditadores. Para quem quer ser um grande meditador é preciso ter alguém para supervisionar este tipo de meditação e orientar os passos corretos. Grandes iogues possuem este tipo de treinamento para ficarem muito tempo em meditação. Mas no início tem que ter paciência. Só ela pode te ajudar.
Normalmente se tem 16 respirações ou ciclos (inspiração – expiração) por minuto. Quando se medita teremos menos respirações por minuto e será mais pausada e mais profunda.
Com este tipo de ciclos 3/7, criamos uma estabilidade, um ritmo. Isso sempre é bom para nosso organismo. Se você medita cria um ritmo todos os dias, muito estável. Estabilidade. O ideal é ser sempre no mesmo lugar, na mesma hora. Pelo mesmo tempo (15 minutos) até os 21 dias.
Com o controle da respiração terá o controle de seus pensamentos. Se a pessoa respira mais tranquila vai comer mais tranquila. Consegue controlar sempre tudo. Aqui se busca o estado do vazio. É o objetivo da meditação. Poucas pessoas nesse mundo conseguem isso. Porque não tem o habito de meditar. Isto quer dizer, ter um ritmo mais lento do tempo e controlar sua mente e não o contrário.
De 100 pessoas que meditam, só 5% dos meditadores tem a capacidade de meditar por 1 hora ou mais por dia. A maioria meditam 10, 20 minutos por dia, mas isto já uma grande coisa.
Durante a respiração perceba a fricção do ar em seu nariz, sinta através da percepção do sistema nervoso toda essa sensação. Da passagem do ar pelas narinas. Escute esse som do, do ar passando pelas narinas.

Ter controle de sua posição sentado em lótus
É o ideal mas não necessariamente, depende de sua intenção como meditador.
Seja flexível consigo mesmo.
É o segundo pilar da meditação.
Se alongar antes de qualquer coisa. Para se ter controle de seu corpo. Quando se medita sempre terá dor aqui ali. É normal. Quando se faz estes exercícios de alongamento, em um mês ou dois estará bem e sem problemas que o incomode durante a meditação.
Não incomoda mais ficar na mesma posição por muito tempo. Tem que praticar todos os dias. O alongamento sendo feito todos os dias antes e depois da meditação vai deixar o corpo sempre bem. Pode-se meditar a cada dia por muito mais tempo.
A princípio vou pedir que cruze suas pernas, na posição de lótus, escondendo os dedos de um pé entre as pernas. Sem nenhuma almofada no bumbum, para perceber o equilíbrio e os ísquios bem posicionados no tapete. Se quiser coloque uma almofada nas costas apoiada na parede e mantenha a coluna o mais ereta possível. Concentre-se nos ciclos de respiração 3/7.

Terceiro pilar – encoste a língua no céu da boca. Isso é o segredo de uma meditação completa. A energia para circular precisa desse pequeno e mui importante detalhe. Forma um circuito elétrico perfeito no seu corpo. Sem isso a energia não circula completamente. É como tentar ascender uma lâmpada sem ligar o interruptor. A língua é nosso liga-desliga corrente elétrica ou melhor de corrente de energia. Quem não tem essa percepção perde muita energia durante o seu dia.
Se você nunca ouviu falar em posição de lótus, por favor veja alguns vídeos no youtube. Fique por um determinado tempo, insista em permanecer o maior tempo possível nesta posição.
Se concentre nos ciclos da respiração (3/7).
Sente-se apoiado numa parede no início do treinamento para manter sua coluna o mais reto possível. Isso é muito importante para que a energia circule até a cabeça no seu 7º chackra e desça para 1º fazendo a circulação energética completa. Essa é a Energia de Vida, Kundalini.
Porque meditar no chão em cima de um tapete de material natural. Porque se cria magnetismo com o magnetismo da Terra. Se estiver numa cadeira ou no sofá não se capta tanto esse magnetismo. Isso não tem problema mesmo morando em apartamento, por exemplo, na cobertura, pois o concreto está carregado com a polaridade do terra. Tem outra coisa que acho importante. Você já percebeu que quando sentamos em posição de lótus se parece com uma pirâmide? Sabe que essa posição tem uma função. Captar mais energia. Por isso acessamos mais energia nessa posição. Observe os iogues que ficam dias e dias meditando, sem se alimentar. Eles não tem fome porque a meditação o alimenta de energia. Alguns nem respiram, parece que até seu coração pára pôr horas. O metabolismo todo fica parado.
Se não conseguir ficar muito tempo na posição de lotus, depois de insistir o seu máximo, estique as pernas, sempre apoiando a coluna na parede com o cóccix bem próximo, o máximo possível da parede, fazendo um ângulo de 90 graus, das pernas com a coluna apoiada na parede. Para a coluna ficar ereta. Mantenha a posição assim até o fim da meditação. Sem se movimentar, caso contrário você perde o ritmo, volte a prestar no ciclo de respiração 3/7 ou 5/10 se já estiver mais treinado.
Faça respiração 3/7 por pelo menos 20 ciclos e aí respire normal e livre. A partir desse momento deixe tudo fluir, relaxe, deixe passar por sensações diferentes e simplesmente experimente tudo que passe. Após um certo tempo algo te despertará. Um incomodo, a dormência das pernas, enfim, cada dia será um dia diferente.
Com a conexão da meditação se encontra a Paz. Podemos sentir o nosso batimento cardíaco. Aos poucos vamos despertando nossa consciência.
Sentir pulsar do coração e toda sua musculatura é incrível! Uma sensação muito boa e diferente. Você pode dimensionar o tamanho do seu coração e o movimento que ele faz internamente, dá para sentir tudo isso e muito mais. Esta sensação foi uma das mais belas e emocionantes que consegui sentir.
Veja isso tudo é somente preparação. Aprendizado para fazer com melhor aproveitamento possível de sua meditação.

Meditação Resumo
Alongar-se, sentar em cima do tapete próximo da parede.
Coluna reta, dobre as pernas, posição de lótus. Tomando posição.
Língua encostada confortavelmente no céu da boca.
Iniciar ciclo de respiração (3/7), inspire em 3 segundo e solte em 7 segundos, por 18-20 ciclos.
Ouça o ar entrando pelas narinas, sinta isso. Mantenha um ritmo.
Escuta sinta as batidas de seu coração. Essa é conexão com seu corpo. Sinta seu corpo bem posicionado.
Estabilizado na posição. Confortavelmente. Relaxado.
Use um contador de pedras ou sementes, fica mais fácil.
Após os ciclos, respire sem se policiar, livre.
Deixe a mente, se doer as pernas entender as pernas.
*** Se houver muitos pensamentos passando, fazer o bloqueio com a apneia. Atenção total na respiração e ao corpo, ao coração.

Exercício de Apneia
Porque o exercício de apneia?
Porque o cérebro não consegue funcionar com um milhão de pensamentos e ficar na apneia. É uma forma de bloquear os pensamentos e treinar entrar no vazio. Mente vazia. Dar um descanso para a mente. Pensar somente nos ciclos de respiração, foco na entrada do ar, na saída do ar.
O cérebro não pode fazer a apneia e pensar ao mesmo tempo. Por isso se você fizer apneia durante a meditação o cérebro irá entrar no ‘vazio’ mais rápido. No não pensamento. No bloqueio dos pensamentos.
Inspirar com 3 segundos, segurar o ar por 10 segundos, expirar, descanso.
Inspirar com 3 segundos, segurar o ar por 14 segundos, expirar, descanso.
Inspirar com 3 segundos, segurar o ar por 18 segundos, expirar, descanso.

‘Ame seu semelhante através de uma atividade espiritual. Veja o amor como a substância que existe em tudo, não importa a forma com que se apresente. Ao nos elevarmos acima da nossa humanidade para uma dimensão superior de vida, na qual compreendemos que nosso próximo é um ser puramente espiritual, governado por Deus, nem bom, nem mau, estaremos amando realmente.’ Joel Goldsmith – Praticando a Presença (1956).

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