Se energize

Se energize
Cultive esse hábito

Intrigante este Texto - Sabe o que é ATLETAS MENTAIS?

Eu coletei na internet este material, mas infelizmente não anotei a fonte.
Mas tem tudo a ver com nossos estudos de Transição Planetária e a evolução da consciência Humana no Planeta Terra.

Você sabia que nos esportes de alta performance, o diferencial dos vencedores não é o domínio técnico de sua modalidade, mas o uso ampliado de sua mente. Basta uma meditação todos os dias com o sentimento de que já conseguiu ganhar e ele ganha mesmo?
Desde os Jogos Olímpicos dos anos 70, há indícios de que atletas da antiga União Soviética praticavam algum tipo de técnica avançada que amplificava a concentração mental e reforçava a atitude para vencer. Nos Estados Unidos, a novidade foi incorporada de vez durante as Olimpíadas de Los Angeles, em l992, quando a equipe olímpica norte-americana contou com o trabalho do psicólogo do esporte Shane Murphy.
   No Brasil, a excelência do uso dessas técnicas coube a Ayrton Senna, inspirado pelo preparador Nuno Cobra, um pioneiro no país do trabalho integrado corpo-mente com atletas.  O livro Ayrton Senna - Guerreiro de Aquário (Editora Brasiliense, l995), do autor desta reportagem, trata dessa questão.
  Os atletas aprendem a mudar suas ondas cerebrais, alcançando a atividade mental que melhor lhes convém em situações de disputa. Pesquisas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, demonstraram que, nessas situações, o cérebro tende a relaxar suas funções analíticas - normalmente identificada com o hemisfério esquerdo, na maioria das pessoas - e liberar as funções de relações espaciais e de reconhecimento de padrões - mais identificadas com o hemisfério direito.
  Também no esporte, uma das técnicas mais populares é a da visualização criativa.  Os estudos demonstraram que até três segundos antes de uma ação no mundo físico real, o cérebro como que antecipa e "sabe" o que vai ocorrer.  Com isso, prepara a massa de nervos, hormônios, glândulas e músculos para a resposta adequada. Mostraram também que parte do cérebro não sabe muito bem o que é fantasia e o que é realidade. Portanto, se esta parte for ativada com a visualização criativa, o corpo se prepara também igualmente para a resposta adequada.
  Pesquisas da Universidade do Texas, em San Antonio, revelaram que o movimento físico do corpo compreendia, em correlação, áreas específicas do cérebro. Mostraram também que o ato de imaginar esses mesmos movimentos ativavam as mesmíssimas áreas cerebrais. Descobriram, assim, que o ensaio mental tem a mesma validade do ensaio físico. Através da imaginação criativa, o atleta pode ensaiar mentalmente não só movimentos físicos, mas toda uma estratégia para uma competição.  Coisa que o Ayrton Senna fazia à excelência, preparando-se mentalmente tanto para as corridas quanto para as tomadas de tempo nos treinos, utilizando a visualização criativa. Não era por acaso que dava um show nos treinos de classificação, deixando para os últimos minutos sua tomada de tempo.  Saía então como um foguete, realizando proezas incríveis, conquistando quase sempre a pole position e não dando chance alguma aos outros competidores.
  O contexto disso tudo tem a ver com a questão da consciência ampliada.  A bióloga Lynn Margulis, que junto com James Lovelock elaborou a Teoria Gaia, sugerindo ser o planeta Terra, seria um corpo vivo, fala da consciência das células.  Físicos falam da consciência das partículas subatômicas.
Que desafios então  tudo isso traz para a ciência?
   A bióloga greco-americana Elisabet Sahtouris, que também esteve no Brasil para o "Imaginária 95", aponta um rumo:
  “A ciência andou limitada por quatro dimensões.  Mas agora vemos que o universo pode ser multidimensional e que a consciência talvez precede a matéria.  A possibilidade da interação entre a mente do homem, o mundo físico e a Ordem
Implícita  cria vários hologramas que são entidades não físicas. Talvez nós sejamos hologramas de outras entidades - físicas ou não, de outros universos, que talvez possam ser organizadas em outras hierarquias.  Por isso, só agora começamos a compreender esse mundo além das quatro dimensões.  A única e grande questão da ciência que verdadeiramente vale a pena, então, a partir de agora,   é apenas essa:
Como a consciência e a matéria interagem para criar essa mente multidimensional na qual vivemos?

Nenhum comentário:

Vida e Saúde

Vida e Saúde
Atendimento On Line